terça-feira, 17 de julho de 2012

5 dicas para começar bem o dia!


1. Repouse antes de dormir: de noite, é comum a gente ficar de papo em chats, estudar para a prova do dia seguinte ou assistir aquele filme de ação que acabou de estrear. Muito natural, já que é o tempo que nos resta após uma jornada na faculdade ou escritório. O problema é que o corpo humano evoluiu para funcionar de dia e descansar de noite. Ir para a cama após tanto agito tende a deixar nosso cérebro num estado de processamento contínuo. Mesmo dormindo “ferrado”, o sono vai render muito pouco para o descanso. Aí o dia seguinte já começa com muito cansaço, o que resultará possivelmente em estresse e enxaquecas. Assim sendo, antes de se deitar, reserve pelo menos uma meia hora assistindo um programa bem leve ou ouvindo uma música tranquila.
2. Acorde com calma: nesse pensamento de que quantidade é igual a qualidade, muito resolvem colocar o despertador para soar o mais tarde possível. Então ele toca, você rola um pouco na cama, levanta, come alguma coisinha (ou não), se arruma e sai correndo para não se atrasar. O resultado costuma ser um início de trabalho/estudo bem lento, pouquíssimo produtivo. Sugiro um teste: acorde alguns minutos mais cedo e vá iniciando o dia com caaaaaalma. Muita calma. Nem digo para ficar um tempão na cama, e sim para fazer toda aquela rotina sem pressa. E nada de ir pensando nas tarefas pendentes, na-na-ni-na-não: pense no seu corpo e mente despertando gradualmente.
3. Café-da-manhã é a refeição mais importante do dia: sim, o ditado é velho, mas a ciência comprovou! Geralmente não comemos quase nada porque não temos fome, o que geralmente vem do costume de acordar correndo. Que tal mudar um pouco? Comece com um copo de leite/achocolatado/iogurte. Depois de um tempo, adicione uma torradinha. Depois, uma banana ou outra fruta de sua preferência. E, por que não, prepare um sanduíche para comer antes do almoço. Ok, ok, eu sei, isso leva tempo… lembre-se do item anterior!
4. Ouça um pouco de música: uma pesquisa na Universidade de Belgrado mostrou que ouvir 12 minutos de música duas vezes ao dia pode melhorar nosso sistema cardio-vascular. Se isso é verdade mesmo, eu não sei, mas eu adoro ouvir música! Recentemente fui descobrir que ela é ótima para me deixar relaxado e animado para o resto do dia. E aí, a escolha de onde e o que ouvir fica ao gosto do cliente: samba no CD Player, salsa no iPod, rock no rádio… dance bem, dance mal, dance sem parar!
5. Faça um alongamento rápido: antes de sair, reserve dois minutinhos para se esticar um pouco. Alongue os braços e as pernas, sem exageros. Se necessário, deite rapidamente na cama ou num tapete de ginástica. Para prevenir dores nas costas, eu recomendo uma série de abdominais (a quantidade vai depender do seu físico – eu faço 30).http://cincosincopes.wordpress.com/2010/02/11/cinco-passos-para-comecar-bem-o-dia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário