domingo, 7 de julho de 2013

Religião Islã!




"As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?"
Mahatma Gandhi




Diz o ditado que  religião, política e futebol não se discute mas eu discordo! Ah muitas pessoas desinformadas e alienadas sobre esses assuntos então hoje eu quero falar sobre o Islã. Não eu não sou muçulmana e não estou aqui para tomar partido de nenhuma religião nem mesmo da minha (sou protestante), mas infelizmente algumas pessoas acham que todos os muçulmanos são terrorista e essa é uma ideia totalmente equivocada!

Aprendam!

"O Islamismo é uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um único Deus; é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, ou Muhammad, chamado pelos ocidentais de Maomé. Nascido em Meca, no ano 570, Maomé começou sua pregação aos 40 anos, na região onde atualmente corresponde ao território da Arábia Saudita. Conforme a tradição, o arcanjo Gabriel revelou-lhe a existência de um Deus único.



A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá (Allah, Deus em árabe). Seus seguidores são os muçulmanos (Muslim, em árabe), aquele que se subordina a Deus. Atualmente, é a religião que mais se expande no mundo, está presente em mais de 80 países."


Livros Sagrados e doutrinas religiosas

O Alcorão ou Corão é um livro sagrado que reúne as revelações que o profeta Maomé recebeu do anjo Gabriel. Este livro é dividido em 114 capítulos (suras). Entre tantos ensinamentos contidos, destacam-se: onipotência de Deus (Alá), importância de praticar a bondade, generosidade e justiça no relacionamento social. O Alcorão também registra tradições religiosas, passagens do Antigo Testamento judaico e cristão.
Os muçulmanos acreditam na vida após a morte e no Juízo Final, com a ressurreição de todos os mortos.
A outra fonte religiosa dos muçulmanos é a Suna que reúne os dizeres e feitos do profeta Maomé.

Preceitos religiosos

A Sharia define as práticas de vida dos muçulmanos, com relação ao comportamento, atitudes e alimentação. De acordo com a Sharia, todo muçulmano deve seguir cinco princípios:

- Aceitar Deus como único e Muhammad (Maomé) como seu profeta;
- Dar esmola (Zakat) de no mínimo 2,5% de seus rendimentos para os necessitados;
- Fazer a peregrinação à cidade de Meca pelo menos uma vez na vida, desde que para isso possua recursos;
- Realização diária das orações;
- Jejuar no mês de Ramadã com objetivo de desenvolver a paciência e a reflexão.

Locais sagrados

Para os muçulmanos, existem três locais sagrados: A cidade de Meca, onde fica a pedra negra, também conhecida como Caaba. A cidade de Medina, local onde Maomé construiu a primeira Mesquita (templo religioso dos muçulmanos). A cidade de Jerusalém, cidade onde o profeta subiu ao céu e foi ao paraíso para encontrar com Moises e Jesus.

Divisões do Islamismo


Os seguidores da religião muçulmana se dividem em dois grupos principais : sunitas e xiitas. Aproximadamente 85% dos muçulmanos do mundo fazem parte do grupo sunita. De acordo com os sunitas, a autoridade espiritual pertence a toda comunidade. Os xiitas também possuem sua própria interpretação da Sharia.

Vejamos: Todas religiões tem as suas doutrinas, as suas divisões, e em todas religiões tem seus fanáticos e extremistas!

Exemplo:


No brasil temos católicos, protestantes, espíritas, umbandistas, etc. E todas essas religiões e ceitas tem suas próprias divisões! O Islamismo e o cristianismo são bem parecidos na doutrina, mas tem algo nos muçulmanos que eu acho lindo e profundo que é a reverência que eles tem ao fazerem suas orações e até a forma como seguram o livro sagrado do Alcorão! E essa reverência eu não vi em nenhuma outra religião!

Vou deixar o link de um site que pode ser de grande valia e ajuda para aqueles que não sabem o que é Islamismo mas tem curiosidade ou vontade de aprender e tirar todas suas duvidas como por exemplo:

- Introdução ao Islam
- O Propósito do Véu das Mulheres no Qur'an e na Bíblia
- Agressão a Mulheres é Permitida no Islam?
- Pode uma mulher ser forçada a casar no Islam?
- O Casamento no Islam
- A Poligamia no Judaísmo e no Cristianismo  
- O Hijab Inclui o Cobrimento dos Pés?
- A Mulher no Islam - Será assim tão mau
- Conselho Antes de Casar com um Muçulmano etc etc

http://islamemportugues.blogspot.com.br/


As religiões, assim como as luzes, necessitam de escuridão para brilhar.
Arthur Schopenhauer




2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom conhecer um pouco mais sobre outras religiões e outras culturas. Amei a materia!!!

    ResponderExcluir