domingo, 5 de agosto de 2012

A caspa e os mitos.

Olá meninas!  Caspa incomoda e muito, mas você sabe o porquê delas e como tratar esse problema?  Li uma matéria sobre isso e vou compartilhar aqui.


A crença está errada e não está relacionada à falta de higiene. Por isso, você pode ter caspa, sim. De acordo com a dermatologista, Jacqueline Cantarelli Salmazo, a doença, também conhecida por dermatite seborréica, que provoca descamação do couro cabeludo, está associada à mudanças bruscas do tempo, distúrbios hormonais, excesso de frio ou calor e a presença de fungos ou bactérias no couro cabeludo. "A tensão emocional também pode agravar a caspa", reforça.

O problema é mais comum do que se imagina, atingindo cerca de 50% da população, formada tanto por jovens quanto por adultos. A caspa pode incomodar muito mais pelas situações embaraçosas que causa ao ser vista, principalmente, em roupas escuras, do que pela própria doença.



A tendência aumenta ainda mais para quem já tem propensão ao caso no inverno - época em que não só a pele fica mais oleosa, mas onde os banhos quentes costumam ser mais prolongados.

A caspa manifesta-se, em princípio, sob a forma de lesões avermelhadas no couro cabeludo, barba, perto do nariz, sobrancelha, atrás das orelhas, nas costas ou em regiões com dobras na pele. A partir do momento em que começam a coçar, essas lesões são descamadas, originando os famosos ’floquinhos brancos’, que se desprendem da pele e caem pelo corpo. "Eventualmente é de origem familiar (transmissão genética). Ocorre mais em homens do que nas mulheres", afirma a dermatologista.

Sem o conhecimento de uma causa exata para o aparecimento das caspas, a cura ainda não é possível. No entanto, garante Jacqueline, pode-se controlá-la e tentar evitá-la por meio de algumas mudanças de hábitos. U

m ponto básico para minimizar a incidência das caspas é reforçar a higiene e cuidados com os cabelos, os quais devem ser lavados periodicamente.

"Ao contrário do que muitas pessoas acreditam a lavagem diária do cabelo não resulta na queda e sim contribui para a remoção de poeiras e resíduos, além de amenizar a oleosidade excessiva que algumas pessoas têm", explica a médica.

O xampu ideal para o tratamento de caspas é indicado pelos dermatologistas, após exames feitos para identificar as causas e se há ou não a presença de fungos no couro cabeludo. "O fator decisivo para o sucesso de um tratamento está na sebo-regulagem; controle da produção de oleosidade no couro cabeludo",

Fonte: www.odiario.com   por Adriana Santos

2 comentários:

  1. Minha linda amiga glamour! Este post é ótimo, pois a caspa é muito inconveniente e quem não tem não sabe cuidar de quem tem! Agora é só correr para o seu Blog! rsrssr bjousss

    ResponderExcluir
  2. Olá , seu blog é muito bom, e desde já quero dar-lhe os parabéns, meu nome é: António Batalha, e quero deixar-lhe um convite, se quiser fazer parte de meus amigos virtuais no blog Peregrino E Servo ficarei muito radiante. Claro que irei retribuir seguindo também seu blog.Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que Seja feliz você e sua casa.

    ResponderExcluir